Como realizar uma entrevista de sucesso

Uma das funções mais gostosas do jornalismo é a entrevista. Seja em ambiente formal ou mais descontraído, um bate-papo bem elaborado com uma fonte importante, em qualquer área, é fator decisivo na entrega de um bom trabalho.

Eu poderia listar várias dicas de como realizar uma entrevista de sucesso, mas acredito que isso vai deixar meu texto um tanto genérico. Sendo assim, vou dar algumas dicas baseadas em minhas vivências profissionais.

Antes de mais nada: se prepare muito bem. Aprofunde seus conhecimentos no assunto. Tente absorver cada informação e tire dali o que você acha relevante para seu público. Pode ter certeza de que uma boa preparação já é meio caminho andado para uma entrevista bem sucedida.


Logo no segundo período da faculdade, nas aulas de Apuração e Redação, eu e minha turma realizamos vários trabalhos de matérias que envolviam entrevistas e um dos pontos mais marcantes que lembro de ouvir da professora era: “parente não é fonte”.

Isso pode soar um pouco rude, mas parando para pensar, faz total sentido. Ao escolher uma pessoa conhecida para uma entrevista, a sua postura profissional acaba sendo prejudicada. Sem contar que provavelmente seu trabalho será visto como parcial, coisa que não é legal na profissão.

Para que sua entrevista fique profissional, coerente e tenha credibilidade, procure sempre pessoas especialistas no assunto. A ideia de questionar um desconhecido pode te ajudar na desenvoltura, gramática, formação de opinião, entre outros fatores.

Após a escolha da fonte, é hora de abordá-la (lembre sempre de ser cordial!). Explique do que se trata seu trabalho e, se possível, faça algumas perguntas prévias, para que ela se familiarize com o tema e com seu perfil profissional. Busque formular perguntas mais amplas, que possibilitem uma resposta mais completa (se você pergunta para alguém “gostou do evento?”, essa pessoa pode te responder apenas com sim ou não, o que pode impactar no seguimento da entrevista).

Esteja sempre pronto para imprevistos. Assim como tudo pode acontecer como num conto de fadas, existe a possibilidade da entrevista se transformar em um fiasco. Pode ser também que você tenha montado um roteiro impecável, mas a fonte acaba sendo mais introvertida do que você imaginava, dificultando o processo. Se isso acontecer, conduza da melhor forma para o momento, com jogo de cintura.

Interaja com o entrevistado a todo momento. É crucial manter o contato visual durante toda a entrevista, mesmo que ela seja válida somente para um trabalho da faculdade, pois mostra autoconfiança. Outro ponto bacana é fazer comentários sobre as respostas da fonte, mas sempre com o cuidado de não interrompê-la.

Anote ou grave toda a entrevista. Pode parecer bobeira, mas anotar ou gravar (com o consentimento da fonte) é fundamental para que você não perca nenhuma informação e ainda transcreva completamente na íntegra. Qualquer palavra mal interpretada pode dar um problemão!

Evite perguntas de cunho pessoal. Na maioria das vezes, entrevistas que possuem perguntas pessoais acabam de forma não muito amigável. Para que isso não aconteça, procure passar longe desse tipo de questionamento.

Termine sua entrevista com um agradecimento. Manter bons relacionamentos com as fontes é imprescindível.

Diquinha super importante: é melhor almoçar do que jantar com a fonte. Confesso que quando ouvi isso pela primeira vez, achei superficial. Mas ao longo do curso acabei percebendo que, no meio da imprensa, alguns convites podem soar um tanto quanto vulgares (para ambos os sexos). Sendo assim, prefira conversar com sua fonte em locais públicos, abertos e na luz do dia.

Coloque em prática e arrase!

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑