Afinal, é notícia ou reportagem?

Um tema que gera muita dúvida no meio jornalístico é a diferença entre notícia e reportagem. Ambas fazem parte dos chamados gêneros jornalísticos, que basicamente são um conjunto de textos de caráter informativo, opinativo e interpretativo, que descrevem fatos de interesse social.

Estes gêneros se subdividem em muitas categorias, mas isso será assunto para próximas postagens… hoje, vou focar na diferença entre notícia e reportagem. Não sei você, mas quando eu descobri que estas duas categorias não eram a mesma coisa, fiquei chocada (real oficial, tá?!). E o mais bizarro é que é algo super simples. Me acompanha aqui:

Notícia

A notícia nada mais é do que aquele acontecimento factual, que pode abranger um bairro, cidade, estado ou país. É o famoso ‘furo de reportagem’, aquela informação quentinha que o jornalista recebe em um momento de apuração e precisa publicar naquele instante. Neste tipo de texto, o que mais funciona é a técnica da Pirâmide Invertida – que já publiquei o conceito aqui no blog. Se você não leu, clique aqui e enriqueça seus conhecimentos jornalísticos :).

Reportagem

A reportagem pode ser considerada uma notícia? Sim! Na verdade, a reportagem muitas vezes são originadas das notícias. A diferença é que a notícia é objetiva e tem senso de urgência, já a reportagem precisa de mais apuração, mais dados, mais fontes para ser estruturada.

Quando você lê um texto jornalístico que é rico em informação, detalhe, entrevistas e dados, pode ter certeza que se trata de uma reportagem. Geralmente é aquele texto em que o profissional corre atrás das informações feito um doido. Eu particularmente fazia muito trabalho de reportagem na Semana da Comunicação na faculdade e olha… não é fácil encontrar fontes para contribuírem com seu trabalho, principalmente em entrevistas audiovisuais. Valorizem!!

Bônus: qual o conceito de matéria?

Vamos lá. Passamos pelos conceitos de notícia e reportagem, e a diferença sutil entre elas. Mas ainda tem mais um gênero jornalístico que pode confundir a cabeça das pessoas: a matéria. Matéria é basicamente todo material ou produção jornalística, seja ela impressa, audiovisual, digital e etc. Ou seja, notícia e reportagem, apesar de diferentes, se encaixam perfeitamente no conceito de matéria!

Curiosidade sobre as fontes

Acabei de comentar com você que é difícil encontrar fontes para compor sua matéria jornalística. Claro que muitas pessoas podem desconfiar, ou tem medo de serem expostas, mas uma coisa não pode ser feita de forma alguma: a fonte NÃO PODE ser sua conhecida. Não pode ser amigo, parente, cônjuge… simplesmente pelo fato da proximidade e falta de credibilidade no trabalho.

Além disso, sempre lembro de um conselho que ouvi da minha professora de Apuração e Redação. “Você pode almoçar com a fonte, mas jamais pode jantar com a fonte.” Um almoço geralmente é considerado como um encontro de negócios, porém um jantar caracteriza algo mais informal ou mal intencionado no ambiente da profissão… sendo assim, jamais sugira um jantar para entrevistar alguém!

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑