Jornalismo é uma boa profissão?

Quando revelei às pessoas próximas o meu desejo em cursar Jornalismo, observei muitas reações. Incertezas, empolgação, otimismo, etc. Eu mesma senti muitas dessas coisas antes de realmente decidir o que faria na faculdade, principalmente pelo fato de escolher um curso em que não é obrigatório ter diploma para exercer a profissão.

Neste texto vou pontuar o que acho positivo e o que acho negativo a respeito da profissão, para que ajude quem está em dúvida se vale a pena ou não ingressar nesse curso – ou para agregar algum conhecimento a quem veio ler somente por curiosidade.

Pontos positivos

Antes de mais nada, vale lembrar que cada palavra escrita aqui é baseada em minhas vivências e opiniões.

  • É uma profissão que te oferece possibilidades de mercado de trabalho muito altas. Você pode se identificar com uma ou mais áreas, sem se sentir preso a uma única opção.
  • O fato de praticar atividades em grupo durante todo o curso, faz com que você aprimore habilidades como trabalho em equipe, empatia e senso de liderança – além de ajudar em inúmeros aspectos pessoais, como falo em outro post aqui do Blog.
  • Nos estágios você já tem a oportunidade de conseguir muitos contatos e pessoas que acreditam no seu potencial, o que pode te abrir portas importantes no futuro – como uma emissora de TV famosa, ou uma empresa renomada de marketing.
  • Caso seja seu perfil, o Jornalismo é uma profissão que te permite cobrir eventos como assessor de imprensa. Nesses eventos você pode conhecer profissionais mais famosos, além de aproveitar o ambiente, ter acessos que só a imprensa tem, e ainda acabar se divertindo durante a cobertura – eu mesma cobri dois eventos super legais e contarei sobre eles em posts futuros.
  • É uma profissão que te dá a liberdade de escolher ser CLT ou PJ, caso seja de seu interesse.

Pontos negativos

  • Como mencionado, para trabalhar como jornalista não é preciso um diploma universitário. Apesar de ser mais difícil a contratação sem diploma, há vários casos de profissionais não formados atuando em rádio e televisão pelo simples fato de ter um diferencial que se destacou.
  • Por ter um leque extenso de opções de trabalho, a concorrência também é grande, já que outros cursos como Relações Públicas, Marketing e Publicidade também podem participar das mesmas opções. E ai volto a falar sobre o diferencial que o profissional precisa ter para se destacar e levar a melhor.
  • Outro ponto negativo é que o jornalista é aquele cara em que na maioria das vezes não tem feriado, final de semana e nem horário fixo de trabalho, dependendo da área que escolheu.
  • Em relação à salário, não é uma profissão que paga bem. Sendo CLT ou PJ, na maioria dos casos, é preciso trabalhar bastante para conseguir um bom dinheiro.
  • Não é uma regra, mas já vi casos de pessoas conseguirem vaga em estágio ou emprego renomados simplesmente por terem contatos influentes na empresa, mesmo que a pessoa não seja tão talentosa assim.

Como toda profissão, há chances de você se destacar e seguir com a carreira dos sonhos, ou não. O importante é colocar em uma balança os dois lados e ver qual pesa mais… pode contar com um pouquinho de sorte também? Claro! Mas tudo é questão do quanto você está disposto a se dedicar e fazer seu sonho acontecer.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑